Novidades, Artigos, Recursos

Contato:

CNPJ:  08.233.410/0001-94 

telefone: 11 3051 6818

Estas dicas foram desenvolvidas para você praticar onde estiver. 


Cada uma é uma aplicação da Atenção Plena em nossa vida diária.


Elas são curtas e simples, mas têm o poder de melhorar muito a qualidade da nossa vida.


Claro, são sugestões para serem exploradas.


Você vai precisar adaptá-las à sua própria situação e ao seu temperamento:

Pela manhã, assim que acordar, antes de sair da cama, traga a atenção para a respiração. Observe o movimento respiratório no abdomem com atenção plena.


Perceba as mudanças na postura. Esteja consciente de como seu corpo e sua mente se sentem quando você se move da posição deitada para a sentada, ao levantar-se e ao andar. Note todas as vezes que faz a transição de uma postura para outra.


Sempre que ouvir o telefone tocar, um pássaro cantar, um trem passar, uma risada, a buzina de um carro, o som de uma porta se fechando, qualquer som, use-os como campainhas da atenção plena. Ouça de verdade e esteja presente e desperto.


Durante o dia, tire alguns momentos para levar a atenção à respiração. Observe a respiração com atenção plena por alguns minutos.


Sempre que comer ou beber algo tire um minuto para prestar atenção levemente na respiração. Olhe para a comida e perceba que a comida é relacionada com algo que cresceu sob cuidados.  Você pode enxergar a luz do sol, a chuva, a terra, o agricultor, o motorista de caminhão na comida?  Preste atenção enquanto come, conscientemente consumindo essa comida para a sua saúde física. Traga a atenção para o ato de ver a comida, mastigar e engolir. 


Perceba seu corpo enquanto caminha ou está em pé. Tire um minuto para observar a postura. Preste atenção no contato do solo sob os pés. Sinto o ar em seu rosto, braços e pernas, enquanto caminha. Você está com pressa?


Traga a consciência para o ato de ouvir e falar. Você consegue ouvir sem concordar ou discordar, gostar ou desgostar, ou planejar o que irá falar quando for a sua vez? Ao falar, você consegue dizer apenas o necessário sem exagerar ou omitir informações? Consegue perceber como sua mente e seu corpo se sentem? 


Sempre que estiver numa fila use esse momento para prestar atenção na postura e na respiração. Sinta o contato dos pés com o chão e como seu corpo se sente. Preste atenção no abdômen subindo e descendo. Você está impaciente?


Durante o dia, esteja atento a qualquer ponto de tensão em seu corpo. Há tensão guardada em algum ponto do corpo? Por exemplo, no pescoço, ombros, estômago, maxilar ou na coluna lombar? Simplesmente respire dentro dessa tensão. Se possível, alongue-se ou faça exercício diariamente.


Foque sua atenção nas atividades do dia-a-dia, tais como escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, colocar os sapatos, fazer seu trabalho. Faça cada uma delas com a consciência no momento presente.


À noite, antes de deitar-se, tire alguns minutos e traga atenção para a respiração. Novamente, observe o movimento respiratório no abdomem com atenção plena.



Cada dica é uma aplicação da Atenção Plena em nossa vida diária. Elas são curtas e simples, mas têm o poder de melhorar muito a qualidade da nossa vida profissional e familiar.


Você vai precisar adaptá-las à sua própria situação e ao seu temperamento. Mantenha uma atitude de investigação e exploração em relação à lista que você pessoalmente pratica. Veja o que funciona e tente manter a prática viva.

Leon Tolstoi, escritor russo (1828 — 1910)

Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira.

Dicas para o Cultivo da Atenção Plena

Em outubro 2015,

“The School of Life” vai ter cursos intensivos (assim como na matriz, em Londres). Uma tarde de Mindfulness vai fazer parte da programação. Participe!

Uma das melhores maneiras de cultivar o momento presente em sua vida e com a prática da Atenção Plena na Respiração guiada por Stephen Little.

O espírito da curiosidade científica e do desejo de se basear no conhecimento atual mais completo, está exemplificado em vários estudos recentes nesta área e alguns recentes artigos.

Em março de 2013, a Folha de São Paulo fez uma entrevista com a pesquisadora americana Sara Lazar sobre o trabalho pioneiro dela com neuroimagem e meditação de Mindfulness.